Sustentabilidade empresarial: as empresas como aliadas do meio ambiente

Sustentabilidade empresarial: as empresas como aliadas do meio ambiente

O que é sustentabilidade empresarial?

A empresa sustentável é aquela que executa sua atividade-fim de forma planejada, com ética, promovendo o bem-estar de seus colaboradores e visando sempre causar o mínimo impacto ao meio ambiente. A empresa sustentável está preocupada com o meio ambiente, mas o conceito de sustentabilidade empresarial também está conectado com a perpetuação da empresa, o que só é possível quando ela entende a importância dos recursos naturais, da postura ética, do combate à corrupção e do cuidado com a saúde dos colaboradores. Promover a sustentabilidade empresarial é se preparar para um crescimento saudável.

Qual a importância da sustentabilidade empresarial?

Os clientes estão cada vez mais exigentes quando à postura das empresas frente a questões de grande relevância social. O posicionamento das empresas sobre questões ambientais tem muita relevância no momento da escolha e da compra do produto. Para muitos clientes, não importa apenas o preço do produto, é preciso que ele esteja aliado a uma cadeia de produção sustentável. É importante que os clientes tenham certeza de que a empresa não quer apenas lucrar, que há relevância social em sua atuação, que a empresa se preocupa com o impacto ambiental, em cumprir leis trabalhistas, em não realizar, em hipótese alguma, trabalho infantil ou de condições análogas à escravidão, entre outros critérios.

Existem muitos ganhos para a empresa quando se trata de sustentabilidade empresarial. Além de ganhos de imagem e valor, o melhor aproveitamento dos recursos gera economia e otimização de custos.

Exemplos de empresas que tiveram sucesso:

Banco do Brasil

Posicionado como a 9ª empresa mais sustentável entre as 100 do ranking mundial, o Banco do Brasil é a primeira instituição bancária abastecida com energia solar. As 100 agências espalhadas por Minas Gerais são abastecidas por uma usina solar de 9 mil placas solares localizada no Estado. A medida permitirá que haja redução de 58% na conta da luz das agências mineiras.

Cemig

A Cemig ocupa espaço no ranking das empresas mais sustentáveis do mundo por alguns anos consecutivos. A empresa dispõe de uma matriz energética totalmente limpa, com energia fornecida por usinas solares, usinas eólicas e hidrelétricas. Ela também investe em inovação e políticas de valorização dos colaboradores.

Natura

A Natura possui um portfólio de produtos em que 80% deles são de origem vegetal. Além disso, investe em tecnologia e estuda a possibilidade de substituir produtos tóxicos para o meio ambiente por alternativas verdes, a exemplo do polietileno verde, produzido com cana-de-açúcar, para substituir a forma convencional do elemento.

Ambev

A cervejaria Ambev garante que, até o ano de 2023, 1600 caminhões de sua frota utilizada para distribuir seus produtos será elétrico.

Arga Vidros

A empresa compra e vende recipientes para a distribuição a fim de evitar descarte indevido. Com a moedeira de vidros, é necessário reaproveitar embalagens que não podem ser reutilizadas. Os vidros moídos são transformados em artesanato e decoração.

Ekofootprint

A gráfica Ekofootprint utiliza máquinas que imprimem com papel com cera, o que a torna mais sustentável. Esse papel é composto de bagaço da cana-de-açúcar e gasta apenas quatro cartuchos para imprimir 50 mil folhas, ao contrário da tinta comum, que consome 12 cartuchos e imprime apenas 35 mil folhas.

Quais as vantagens de ser uma empresa sustentável?

Desenvolver atividade de bem-estar ambiental e sustentabilidade pode trazer muitos benefícios para as empresas, como sua valorização perante os clientes e o engajamento da equipe, confira:

Percepção de valor frente aos clientes

De acordo com estudo desenvolvido pelo Instituto Akatu e pela GlobeScan em 2020, os clientes valorizam as empresas com políticas de sustentabilidade e sólidas. Segundo os pesquisadores, 63% dos entrevistados entendem que as mudanças climáticas deveriam ser tratadas com mais urgência. Além disso, 79% consideram importante que as operações de uma empresa não agridam o meio ambiente. Assim, é possível perceber como empresas que se preocupam apenas com o lucro e estão dispostas a destruir o meio ambiente para conseguir alcançar resultados geram muito incômodo não apenas nos clientes, mas em toda a rede de stakeholders.

Otimização dos gastos

Ao executar os processos com mais eficiência, há uma redução dos custos de produção. Atitudes como a substituição das lâmpadas fluorescentes por lâmpadas de Led, campanhas internas para economia de água e luz, substituição de materiais descartáveis por reutilizáveis, substituição de processos físicos por processos digitais são exemplos de atitudes sustentáveis que promovem economia de recursos. É importante ressaltar que os ganhos empresariais com a implementação de medidas sustentáveis nem sempre virão atrelados a ganhos financeiros, mas, como apontado no item anterior, eventualmente virá associado a ganho de valor perante clientes e colaboradores.

Engajamento dos funcionários

Trabalhar em uma empresa que compartilha valores parecidos com aqueles que os funcionários praticam, uma empresa que demonstra que não está interessada exclusivamente no lucro, mas no ganho de valor de forma sustentável, aumenta o bem-estar e a produtividade dos funcionários, diminuindo progressivamente a rotatividade. Outro aspecto que agrega valor à empresa é ter um lado social forte e participativo, com a promoção constante de campanhas internas sobre ética, respeito, saúde mental e combate ao preconceito, demonstrando que atua não apenas para fora, mas para dentro também, preocupada com os colaboradores.

Como tornar minha empresa sustentável?

Já está claro que é imprescindível para as empresas adotar práticas sustentáveis nos processos e nas relações que constroem com colaboradores, fornecedores e demais agentes, entretanto, na prática, os gestores podem ter dúvida de como implementar ações relevantes e que engajem os funcionários. Para entender como e quais ações serão implementadas em cada empresa, é preciso que seja feito um estudo individualizado, que leve em consideração o clima e a cultura da organização, as condições físicas e a capacidade financeira de a empresa investir em mudanças.

Independentemente das mudanças que serão implementadas, é possível observar os benefícios, tais como o aumento da dinamicidade e da objetividade dos processos, o que permite que menos recursos sejam aplicados.

É preciso ressaltar que a sustentabilidade ambiental é apenas uma das vertentes que constroem uma empresa sustentável, mas existem outras a serem analisadas pelas empresas, como representatividade de gênero e racial. A exemplo disso, é possível citar o selo ISE, Índice de Sustentabilidade nas Empresas. Criado em 2005, ele é garantido a empresas que praticam ações relacionadas a mudanças climáticas, corrupção e conflitos de interesse. As empresas que conquistam o selo são consideradas mais rentáveis.

Veja abaixo algumas formas práticas de implementar a sustentabilidade empresarial

Escolha de fornecedores e parceiros

Para que a empresa gere o menor impacto possível ao meio ambiente, a sustentabilidade deve ser garantida em toda a cadeia de produção, por isso priorize negociar e fechar parcerias com fornecedores que tenham práticas sustentáveis, éticas e que tenham valores parecidos com os da sua empresa. Para isso, é importante avaliar o histórico da empresa fornecedora. Com as informações coletadas, será possível fechar a parceria com base em critérios que vão além do preço, por exemplo.

Incentivo à reciclagem e à gestão correta dos resíduos

É importante que as empresas tenham políticas de reciclagem bem definidas e parcerias sustentáveis com empresas capazes de dar o destino correto de forma eficiente para tudo que será descartado. Ao fechar parcerias com cooperativas locais, por exemplo, as empresas ajudam a financiar pequenos negócios e aumentam a sustentabilidade em seus processos.

Diminuição do uso de descartáveis

O incentivo à redução da utilização de itens descartáveis ajuda a diminuir o impacto ambiental causado pela empresa e é uma forma eficiente de reduzir custos. Um exemplo simples é a realização de campanhas internas para substituições de copos descartáveis por canecas ou copos reutilizáveis.

Energia solar para sustentabilidade

A utilização de energias renováveis como a solar para produzir calor e energia elétrica é outra opção capaz de aumentar a sustentabilidade da empresa. A transição energética das energias não renováveis e poluentes para as energias renováveis como solar, eólica e hidrelétricas está entre as grandes apostas mundiais para redução dos impactos ambientais.

Informatize seus documentos

Uma das formas mais eficientes de unir sustentabilidade e aprimoramento dos processos internos é transformar todos os documentos físicos em documentos digitais, diminuindo o gasto com papel. Essa é uma atitude que impacta positivamente não apenas o meio ambiente, como também o orçamento das empresas, uma vez que há uma redução significativa de gastos.

Elimine desperdícios

Outra forma de aliar sustentabilidade e otimização de gastos é promover uma verificação de todos os desperdícios que possam estar em curso na empresa. É importante que sejam feitos ciclos constantes para varredura de vazamentos de água, instalações elétricas malfeitas e sistemas de ar-condicionado. Outras atitudes que ajudam a aplicar melhor a energia elétrica são, por exemplo, pintar as paredes de branco para refletir melhor a luz; substituir lâmpadas fluorescentes por modelos de LED; instalar sensores de presença em locais com pouca circulação de pessoas; e fazer a manutenção ou a substituição de equipamentos. Esses ajustes podem significar uma economia de energia elétrica.

Outras ações possíveis:

  1. Implementação de sistema de reaproveitamento da água;
  2. Campanha para uso racional de água potável e energia elétrica;
  3. Adoção de práticas que não agridem o solo, o ar e os rios;
  4. Execução de política de reutilização das sobras de matéria-prima;
  5. Implantação de um sistema de logística reversa, que evita o descarte incorreto de materiais utilizados durante a produção e diminui a poluição gerada;
  6. Priorização do uso de materiais recicláveis na confecção de embalagens, bem como de sacolas biodegradáveis;
  7. Desenvolvimento de projetos de inclusão social em parceria com a comunidade local, visando ao seu desenvolvimento educacional e cultural;
  8. Desenvolvimento de atividades internas de respeito à diversidade, seja relacionado a gênero, raça, religião, crença ou sexualidade;
  9. Fortalecimento das políticas de fiscalização da segurança do trabalho e das leis trabalhistas e ambientais;
  10. Oferecimento de cursos sobre práticas éticas para gestores e colaboradores. Empresas sustentáveis não podem estar envolvidas em nenhum esquema de corrupção.
Tags:

A Geração Distribuída de Energia é aprovada e regulamentada pela ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica (Resolução Normativa nº 482/12)