O que é sustentabilidade?

O que é sustentabilidade?

É preciso entender que o termo sustentabilidade é um conceito amplo e complexo, isso porque pode ser abordado por muitos enfoques diferentes. Em linhas gerais, sustentabilidade é definida como um conjunto de práticas que visam à preservação dos recursos naturais e à perpetuação do meio ambiente, de modo que se satisfaça as necessidades da geração presente e ainda mantenha recursos para as futuras.

É comum a percepção de que sustentabilidade se relaciona apenas à emissão de gases para a atmosfera, como a emissão de gás carbônico. Ainda que esse seja um ponto importante, não é o único. Para alcançar o desenvolvimento sustentável, é preciso que várias áreas sejam geridas sustentavelmente, entre elas a ambiental, a econômica e a sociopolítica.

Para que haja coesão entre todas as áreas de preservação, é preciso que o país tenha uma política sólida de desenvolvimento sustentável, ou seja, que esteja previsto em lei que a utilização dos recursos ambientais como água, solo, florestas e oceanos seja feita por diretrizes que considerem a preservação como linha guia.

Para ilustrar melhor a necessidade de integração entre os diversos tipos de sustentabilidade, pode-se citar o Tripé da Sustentabilidade. Ele é baseado em três princípios: o social, o ambiental e o econômico. Como dito anteriormente, esses três fatores precisam andar juntos para que o desenvolvimento sustentável aconteça.

Social: Leva em consideração as pessoas e suas condições de vida, como educação, saúde, violência, lazer, entre outros aspectos.

Ambiental: Refere-se aos recursos naturais do planeta e a forma como são utilizados pela sociedade.

Econômico: Relacionado à produção, distribuição e consumo de bens e serviços. A economia deve considerar a questão social e ambiental.

Quais são os tipos de sustentabilidade?

Sustentabilidade Ambiental
A sustentabilidade ambiental abarca todas as ações de preservação do meio ambiente, incentivando o consumo consciente dos recursos naturais. É atingida quando há desenvolvimento social sem que sejam necessários a exploração e o esgotamento dos recursos naturais. Existem ações simples a serem adotadas para promover a sustentabilidade ambiental nas residências, como a reciclagem e a separação do lixo.

Sustentabilidade Social
O objetivo da sustentabilidade social é promover um conjunto de ações capazes de melhorar a qualidade de vida da população. O desenvolvimento social está relacionado ao acesso à educação, saúde e cultura, ações capazes de diminuir a desigualdade, aumentando o acesso das pessoas aos serviços básicos. As ações de desenvolvimento sustentável estão diretamente ligadas à diminuição da violência.

Sustentabilidade Empresarial
A sustentabilidade empresarial chama a atenção das empresas para que a geração de lucro aconteça de forma sustentável, ou seja, para que haja desenvolvimento sem o esgotamento dos recursos naturais. Os consumidores estão cada vez mais conscientes do peso ecológico e social de suas escolhas, o que faz crescer o número de pessoas que priorizam empresas com uma postura de responsabilidade com os valores ambientais e sociais. Existem várias formas de uma empresa se inserir na sustentabilidade empresarial. Além das ações internas, é possível apoiar e patrocinar ações sustentáveis que tragam benefícios para a comunidade onde ela está inserida, como o bairro ou a cidade. Ações de promoção do bem-estar e qualidade de vida dos funcionários são também ações sustentáveis.

Sustentabilidade Econômica
A sustentabilidade econômica é a vertente da sustentabilidade que procura aliar a geração de empregos, lucro e crescimento à gestão adequada dos recursos ambientais, de forma a não os esgotar. Além disso, a sustentabilidade econômica também objetiva distribuir igualmente os recursos obtidos pela exploração consciente.

Como ser mais sustentável?

Ainda que existam políticas de preservação, não é possível ignorar o papel individual no cuidado com o meio ambiente. As ações individuais adotadas no dia a dia contam muito e servem de exemplo para influenciar outras pessoas a repensarem seus hábitos. Veja abaixo 10 hábitos sustentáveis para começar hoje:

Ações Individuais

  • Economize água
  • Compre roupas de brechós
  • Separe o lixo para coleta seletiva
  • Use transporte público ou carona solidária
  • Reaproveite embalagens (plásticos, vidros)
  • Feche a torneira enquanto escova os dentes
  • Troque a bucha sintética pela bucha vegetal
  • Separe o lixo orgânico
  • Dê preferência a produtos biodegradáveis
  • Evite sacolas plásticas

Ação Sustentável Coletiva

Além das ações individuais, as ações coletivas podem trazer muitos benefícios para a comunidade. Veja um exemplo de ação sustentável coletiva que aconteceu em escolas de Minas Gerais. O objetivo do projeto “Educação Ambiental nas Escolas: um despertar para o consumo consciente” era capacitar educadores e promover ações práticas capazes de estimular uma cultura sustentável entre estudantes de escolas públicas mineiras. Fizeram parte do projeto-piloto cerca de 50 educadores e 200 estudantes do ensino fundamental da rede pública dos municípios de Campo Florido (Triângulo Mineiro), Itapecerica (Centro-Oeste mineiro), Nepomuceno (Sul de Minas) e Paracatu (Noroeste do estado).

As atividades foram desenvolvidas com base em quatro temas principais: consumo consciente de água, consumo consciente de energia, gestão sustentável de resíduos e cidadania. O projeto foi realizado semanalmente por uma atividade de educação ambiental. Além disso, os professores puderam contar com cadernos específicos de práticas pedagógicas individualizadas para cada município, todos produzidos pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

Tags:

A Geração Distribuída de Energia é aprovada e regulamentada pela ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica (Resolução Normativa nº 482/12)