Ecoturismo, ecologia e sustentabilidade

Ecoturismo, ecologia e sustentabilidade

O que é ecoturismo?

O ecoturismo ou turismo ecológico se apresenta como uma nova forma de conhecer lugares e de conviver com a natureza. Trata-se de uma atividade turística que incentiva os participantes a preservarem o meio ambiente e a buscarem se conscientizar ecologicamente. O turismo ecológico levanta a bandeira de convivermos com a natureza causando mínimo impacto, respeitando o patrimônio cultural e ambiental, e promovendo sua preservação para que futuras gerações também possam usufruir das belezas naturais.

Qual a relação entre ecoturismo, ecologia e sustentabilidade?

Explicando os conceitos básicos:

O que é ecologia?

A Ecologia é o estudo das relações entre os seres vivos e de como eles se relacionam com o meio em que vivem.  Para a construção de uma sociedade mais sustentável, é necessário incentivar a difusão dos conhecimentos sobre ecologia, afinal, entendendo como os seres vivos se conectam, podemos desenvolver melhores estratégias de como nos relacionar melhor com eles e com o meio ambiente, causando o menor impacto possível.

O que é sustentabilidade?

A sustentabilidade nos instiga a mudarmos nossos hábitos de consumo e o modo como nos relacionamos com o meio ambiente, de forma que os recursos naturais possam ser utilizados conscientemente e preservados para as próximas gerações.

Percebeu como todos os conceitos estão interligados? Os fundamentos da ecologia aliados à sustentabilidade são capazes de capacitar os turistas a entenderem como atitudes predatórias ou desrespeitosas, como cortar árvores ou jogar lixo no chão, impactam o meio ambiente.

Qual a diferença entre turismo ecológico e turismo tradicional?

O ecoturismo se diferencia do turismo tradicional por permitir que as pessoas interajam com a natureza, por meio de um contato mais próximo. É comum inclusive que o número de turistas aceitos nesse tipo de viagem seja limitado, no intuito de causar o menor impacto possível no meio ambiente. O ecoturismo também adota uma vertente educativa, sendo os passeios guiados por alguém capaz de fornecer informações aos turistas e promover a educação ambiental.

Diferentemente, o turismo de massa ou turismo tradicional muitas vezes é apenas contemplativo e tem o lucro como principal objetivo, por isso tenta trazer o maior número de pessoas para as atrações.

Qual a importância do ecoturismo?

O ecoturismo é uma atividade em ascensão no Brasil. Segundo dados do ICMBio, as unidades federais de conservação administradas pelo Instituto receberam, em 2021, 16,7 milhões de visitas, o maior número já registrado em cinco anos. As viagens ecológicas, quando conduzidas por guias treinados por exemplo, podem despertar a consciência ecológica daqueles que visitam as áreas preservadas. É importante pensar maneiras de proteger as comunidades locais que recebem os turistas, de modo que não seja uma prática exploratória. Para isso, são necessárias políticas públicas de incentivo ao turismo consciente e fiscalização pelos órgãos responsáveis.

Protegendo as comunidades locais e o meio ambiente, será possível desenvolver um turismo que gere renda para as famílias, bem-estar para o meio ambiente e contemplação para os turistas.

Como promover um turismo sustentável?

O turismo sustentável é planejado para que as pessoas possam não apenas conhecer as belezas naturais do local, mas também aprender sobre as comunidades locais e incentivar seu desenvolvimento, interagindo com produtos produzidos por eles e aprendendo sobre como conservar o meio ambiente. O ecoturismo integra conhecimento, desenvolvimento e cultura.

Veja dicas de como realizá-lo de forma segura e respeitosa:

Desenvolva atividades tendo sempre a preservação ambiental como a linha-guia principal;

Explique aos participantes sobre todas as atividades que serão executadas e que cuidados devem ser tomados;

Consuma os produtos produzidos pelas comunidades locais;

Não deixe lixo no local, recolha inclusive os orgânicos;

Não leve recordações da natureza, como pedras e conchas;

Evite o uso de garrafas e sacolas de plástico;

Respeite as leis vigentes e os direitos da população local;

Respeite os costumes locais;

Caso se hospede em alguma pousada, esteja atento ao consumo de água e de energia; use de forma racional;

Opte pelo transporte coletivo ou carona solidária ao se deslocar;

Evite o desperdício de alimentos, sirva-se apenas do que for consumir;

Ao escolher restaurantes e pousadas, dê preferência para as que adotam práticas sustentáveis.

Dicas de lugares para praticar ecoturismo:

Ecoturismo em Minas Gerais. Veja dicas para ecoturismo em BH e região:

Aiuruoca;

Capitólio;

Carrancas;

Conceição do Ibitipoca;

Conceição do Mato Dentro;

Gonçalves;

Monte Verde;

Parque Nacional Alto Caparaó;

Pico da Bandeira;

Serra da Canastra;

Serra do Caraça;

Serra do Cipó.

Outros destinos de ecoturismo:

Alter do Chão (PA);

Amazônia (AM);

Aparados da Serra (SC);

Bonito (MS);

Brotas (SP);

Canela (RS);

Chapada das Mesas (MA);

Chapada Diamantina (BA);

Chapada dos Guimarães (MT);

Chapada dos Veadeiros (GO);

Fernando de Noronha (PE);

Florianópolis (SC);

Foz do Iguaçu (PR);

Nobres (MT);

Ilha do Mel (PR);

Ilhabela (SP);

Itacaré (BA);

Itatiaia (RJ);

Itaúnas (ES);

Jalapão (TO);

Jericoacoara (CE);

Lençóis Maranhenses (MA);

Morro de São Paulo (BA);

Pantanal (MT/MS);

Praia da Pipa (RN);

Serra da Capivara (PI).

Tags:

A Geração Distribuída de Energia é aprovada e regulamentada pela ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica (Resolução Normativa nº 482/12)