Os impactos ambientais causados pela mineração
Os impactos ambientais causados pela mineração
O que é mineração?
A mineração é uma atividade econômica que abarca pesquisa, exploração, lavra (extração) e beneficiamento de minérios presentes no subsolo. Diversos produtos que utilizamos no nosso dia a dia são provenientes da extração de matérias-primas pela mineração, como computadores, cosméticos, estradas, celulares, aviões, estruturas metálicas e de prédios, moedas, joias, entre muitos outros.
Tipos de mineração
É possível separar a mineração pelos métodos de lavra, técnicas de extração do minério que levam em conta aspectos sociais, econômicos e ambientais. Além disso, diferenciam-se nas tecnologias empregadas na área destinada à atividade em virtude da forma e da posição em que o depósito do minério está localizado, ou seja, o aspecto geológico. Outro aspecto a ser considerado é a segurança e a higiene da mina que será explorada, um item importante para garantir sua vida útil, de modo a evitar que ela se torne inviável, o que pode provocar muitos problemas ambientais.
Existem diversos tipos de lavra, e em uma única área podem ser utilizadas mais de um tipo de método. Os dois principais tipos de lavra são:
Lavra a céu aberto: neste método, acontece a extração de minério dos depósitos que estão em menores profundidades. Nesse caso, os minérios próximos à superfície são explorados até o esgotamento. Os principais métodos de lavra a céu aberto são: encostas, cavas, fatias, lavra por dissolução.
Lavra subterrânea: neste método, extrai-se o minério localizado em grandes profundidades por meio de sondas e serviços topográficos. A lavra subterrânea retira o minério distante da superfície. O método de lavra subterrânea possui variações como: métodos com realces autoportantes, métodos com realces das encaixantes, métodos com abatimento.
Impactos ambientais causados pela mineração
É notável que a mineração é uma atividade essencial ao desenvolvimento socioeconômico, entretanto não é possível ignorar que é também causadora de grandes impactos ambientais quando é realizada de forma invasiva, sem planejamento, com erros na execução e sem que haja autorização e fiscalização dos órgãos responsáveis, que no Brasil são: Ministério do Meio Ambiente (MMA), Ministério de Minas e Energia (MME), Serviço Geológico do Brasil e Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
De acordo com pesquisas do Centro de Tecnologia Mineral do Ministério da Ciência, cerca de 105 territórios, distribuídos em 22 estados brasileiros, são vítimas dos impactos da mineração, sendo essa atividade a causa de diversos problemas nessas regiões. Um fato importante é que a recuperação das áreas vítimas da mineração é reponsabilidade da empresa que a explora. Assim, deve constar no projeto inicial a recuperação ambiental da área em cada etapa do projeto, devendo, portanto, ser considerados todos os riscos ambientais possíveis.
Veja os principais problemas provocados pela atividade mineradora:
• Poluição e contaminação dos recursos hídricos: acontece devido à formação de lama e dissolução de produtos químicos.
• Degradação da paisagem: além de provocar impactos visuais, a mineração retira a identidade do local, expulsando animais de seu habitat natural e retirando a cobertura vegetal.
• Poluição do ar e poluição sonora: a mineração também provoca poluição sonora, em função dos explosivos utilizados nas minas, necessários para o desmonte de maciços rochosos muito compactados. Os ruídos perturbam os animais que estão ocupando aquela região. Além disso, acontece também a poluição do ar por conta de partículas sólidas que se espalham.
• Alteração geológica: a abertura de cavas nas áreas de mineração provoca alterações na geologia das áreas.
• Processos erosivos: a retirada da cobertura vegetal e a formação de lama favorecem a formação de voçorocas e assoreamentos.
• Desmatamento: no caso da lavra a céu aberto, é necessário que aconteça a retirada da cobertura vegetal. Diversas áreas são desmatadas, provocando possíveis alterações climáticas e causando prejuízos à fauna e à flora.
• Poluição e contaminação dos recursos hídricos: na mineração, a contaminação dos recursos hídricos acontece de duas maneiras – 1) em função do alto consumo de água para beneficiamento do minério; 2) por meio do rebaixamento do lençol freático durante a etapa de extração do minério, diminuindo o fluxo de água dos rios e impactando também a recarga dos aquíferos.
• Poluição, contaminação e compactação do solo: durante a mineração, é preciso que aconteça a retirada do solo fértil e seu posterior recorte. A ação de deixar o solo desnudo leva à perda de fertilidade e favorecimento da sua compactação. Durante a extração de minérios, os solos podem ser contaminados, como é o caso das minerações de chumbo e zinco, as quais possuem grande concentração de arsênio em seus rejeitos.
• Redução da biodiversidade: os animais são prejudicados por vários fatores, tais como o desmatamento, a poluição sonora e a contaminação e poluição dos recursos hídricos e do solo. Muitos animais perdem seu habitat e acabam fugindo para outras áreas, bem como há perda de espécies de plantas na região devido à retirada da cobertura vegetal.
Desastres ambientais causados pela mineração em Minas Gerais
A extração de minérios está muito presente em Minas Gerais. O estado comporta cerca de 67% das reservas de minérios do País, e, segundo o Departamento Nacional de Produção de Minerais (DNPM), ele também é o maior produtor brasileiro de minérios, representando cerca de 47% da produção. Na mesma intensidade que a exploração e o crescimento econômico em função dos minérios crescem os problemas ambientais, como a contaminação dos cursos d’água na região e a degradação do solo. Segundo o relatório “Mineração e Meio Ambiente no Brasil”, elaborado para o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, os principais minérios encontrados em Minas Gerais associados a impactos ambientais são o ferro, o ouro e o calcário.
Nos últimos anos, aconteceram dois grandes desastres ambientais em Minas Gerais, consequência da mineração. Em 2015, houve o rompimento da barragem do Fundão, pertencente à mineradora Vale e controlada pela Samarco Mineração, na cidade de Mariana, o que provocou um dos maiores impactos ambientais do país. Em 2019, um novo rompimento de barragem, também da mineradora Vale, deixou a cidade de Brumadinho, em Minas Gerais, sob lama de rejeitos, causando destruição da cidade, centenas de mortes, milhares de desabrigados, perda de biodiversidade, poluição e contaminação dos recursos hídricos, do solo e a exclusão dos meios de sustento de milhares de pessoas que ainda lutam na Justiça para tentar, minimamente, reconstruir suas vidas.
Relacionados
A Geração Distribuída de Energia é aprovada e regulamentada pela ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica (Resolução Normativa nº 482/12)