Saiba tudo sobre as fontes de energia renováveis
Saiba tudo sobre as fontes de energia renováveis
O que é energia renovável?
As fontes de energia renováveis são também conhecidas por “fontes limpas de energia” ou “fontes alternativas de energia”, isso porque são muito menos poluentes do que as fontes fósseis. Ao contrário do que acontece com as fontes de energia não renováveis, elas não podem ser esgotadas, pois se renovam o tempo todo. Ainda que sejam inesgotáveis, algumas dessas fontes de energia estão sujeitas às condições ambientais, como a energia eólica, que tem sua produção diminuída quando não há ventos.
Quais são os tipos de energia renováveis?
Conheça agora as fontes renováveis de energia: água dos rios (energia hídrica), sol (energia solar), vento (energia eólica), matéria orgânica (energia da biomassa), interior da terra (energia geotérmica) e as marés e ondas do mar (energia oceânica).
Energia Hidráulica
A energia produzida pela água dos rios recebe o nome de hidroeletricidade. Trata-se de uma fonte não poluente e renovável, entretanto é preciso ressaltar que há impacto ambiental gerado pela construção de hidrelétricas. A produção de energia é feita com o represamento da água dos rios por barragens. A água represada faz girar as turbinas que produzem energia.
Energia Solar
A energia produzida pelo sol é uma opção muito viável por ser barata, limpa, renovável e não produzir impactos ambientais. Os painéis fotovoltaicos convertem diretamente a energia luminosa em energia elétrica. Essa energia pode ser obtida com painéis solares nas usinas fotovoltaicas e por receptores nas usinas térmicas, chamadas usinas heliotérmicas. A energia solar está sujeita à disponibilidade de sol, não sendo produzida à noite.
Energia Eólica
A energia eólica é renovável porque é gerada pelos ventos. Ela está disponível em todos os lugares do mundo e está entre as energias renováveis que geram o menor impacto para o meio ambiente. Sua produção se dá por aerogeradores, da seguinte forma: a força dos ventos é captada por hélices ligadas a uma turbina que aciona um gerador elétrico. No Brasil, o maior potencial está no litoral da Região Nordeste.
Energia Geotérmica
É o calor do interior da terra que produz a energia geotérmica. A produção de eletricidade e calor acontece pelo uso de águas quentes e seus vapores.
Energia dos Oceanos
A transformação da energia das ondas do mar em energia elétrica é o que caracteriza a energia maremotriz. Trata-se de uma energia limpa e renovável. A energia dos oceanos consiste na transformação da energia contida nas ondas do mar em energia elétrica. É importante ressaltar que esse tipo de energia requer alto investimento para ser produzido.
Biomassa
Os resíduos orgânicos podem ser utilizados para produção de energia de diversas formas. A transformação deles pode gerar biocombustíveis, como o biogás, o bioálcool, a biogasolina, o biodiesel e o etanol de carvão. Apesar de terem origem semelhante, a biomassa não se confunde com os combustíveis fósseis, que são fruto de milhões de anos de transformação. A biomassa é renovável e utiliza a fotossíntese, realizada pelas plantas, para produzir calor, por meio do ciclo do carbono. A queima libera CO² na atmosfera, e as plantas, pela fotossíntese, transformam esse CO² em hidratos de carbono, liberando oxigênio. Para queima, podem ser utilizados: lenha; bagaço da cana-de-açúcar; papel e papelão já utilizados; serradura de madeira; galhos e folhas de árvores; casca de arroz e lodo de estações de tratamento de esgoto. Esse calor pode ser usado para mover motores ou esquentar água para gerar vapor e mover uma turbina, gerando energia elétrica.
Energia do hidrogênio
Em seu estado natural, com condições normais de temperatura e pressão, o hidrogênio é um gás incolor e insípido. Por meio da combinação do hidrogênio com o oxigênio, surge vapor de água, que é convertido em eletricidade. Não é uma combustão poluente, visto que vem da água; é uma fonte de energia barata e pode ser obtida por diversas fontes energéticas (petróleo, gás natural, eletricidade, energia solar). Os estudos envolvendo o uso do hidrogênio como combustível estão avançados, e já existem protótipos de carros movidos a hidrogênio.
Qual a diferença entre energia renovável e energia não renovável?
Ao contrário do que já foi dito sobre as energias renováveis, as fontes de energia não renováveis são aquelas esgotáveis. São elas: petróleo, gás natural e nuclear, carvão mineral e xisto betuminoso. Aqui é importante pontuar que nem todo recurso natural é renovável. Por exemplo, urânio, carvão e petróleo são extraídos da natureza, porém existem em quantidade finita. O urânio demora milhões de anos para ser formado na natureza, sendo assim, se forem esgotados seus estoques, as próximas gerações não terão acesso a ele. A energia não renovável (ou energia suja) é aquela produzida por fontes de energia que se esgotam na natureza e, portanto, causam diversos impactos ambientais, como a queima de carvão mineral, que produz gases poluentes. Estes, quando liberados na atmosfera, contribuem para o aumento do aquecimento global.
Quais as vantagens e as desvantagens da energia renovável?
Vantagens
- São inesgotáveis.
- Quando comparados aos danos causados pelas fontes fósseis de energia, os impactos ambientais produzidos pelas fontes renováveis são muito menores, pois não há produção de dióxido de carbono e outros gases com efeito estufa.
- São energias seguras. Quando comparadas à energia nuclear, por exemplo, as energias renováveis oferecem riscos bem menores.
- As fontes renováveis são essenciais na transição energética brasileira e mundial, quando serão utilizadas muito mais energias limpas e renováveis do que combustíveis fósseis.
- Aumentam a independência energética dos países, visto que não há necessidade de importação de combustíveis fósseis.
Desvantagens
- Apesar de ser uma fonte de energia limpa, os sistemas para geração das energias renováveis podem acarretar problemas ecológicos. No entanto, alguns sistemas de energias renováveis geram problemas ecológicos particulares: as turbinas eólicas podem ser perigosas para as aves, causando acidentes e influenciando no fluxo migratório. A construção de hidroelétricas causa erosão do solo e desmatamento, além de criar barreiras à migração de certos peixes, um problema grave em muitos rios do mundo.
- A energia solar tem custos iniciais muito elevados para ser instalada, assim como a energia eólica.
- A combustão da biomassa não é um processo limpo.
- A produção de energia advinda das ondas do mar só pode ser realizada em locais específicos e requer alto investimento.
- Fontes de energia que utilizam recursos da natureza estão sujeitas a imprevisibilidades, como a época de estiagem, que diminui a produção de energia pelas hidrelétricas.
Relacionados
A Geração Distribuída de Energia é aprovada e regulamentada pela ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica (Resolução Normativa nº 482/12)