Energia solar: o calor do sol a favor do desenvolvimento sustentável
Energia solar: o calor do sol a favor do desenvolvimento sustentável
O que é energia solar?
A energia solar é aquela que tem a luz e o calor do sol como matérias-primas, as quais são convertidas em eletricidade. É uma fonte de energia limpa e renovável, sendo considerada uma das energias mais promissoras na transição energética brasileira. A energia produzida pela radiação eletromagnética do sol pode ser utilizada por diversas tecnologias, tais como: aquecedores solares, painéis fotovoltaicos e usinas heliotérmicas (ou termossolares).
Como é produzida a energia solar?
A captação da energia solar pode ser feita por meio de diversas tecnologias, como painéis fotovoltaicos, usinas heliotérmicas e aquecedores solares.
Energia solar fotovoltaica
A energia solar fotovoltaica é um método de conversão direta do calor e da luz do sol em energia elétrica, que é composto por: painéis solares; inversor solar; string box; sistema de fixação das placas solares; conectores e cabeamentos. O processo acontece nos painéis fotovoltaicos, compostos por células solares produzidas normalmente em silício. Nas células, a radiação solar é transformada em energia elétrica. Com o aumento da conta de luz, o número de instalações fotovoltaicas cresceu nos últimos anos. Esse sistema não dispensa a utilização da energia elétrica convencional, mas promete reduzir os custos em até 95%.
É com os painéis fotovoltaicos que tem se popularizado a geração de energia distribuída, em que os consumidores compram créditos de energia que podem ser abatidos na conta de luz, a exemplo do que a NUV faz! Esse segmento do setor elétrico é regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e, mais recentemente, pelo novo marco legal da GD, a Lei nº 14.300, de 2022.
Energia solar heliotérmica
O sistema heliotérmico consiste em tecnologia de geração de energia renovável em que dezenas de painéis solares refletem a radiação solar para um receptor que a transformará em energia elétrica. Esse sistema tem seu funcionamento parecido com o de uma usina termoelétrica, que gera energia não renovável. Outra vantagem do sistema heliotérmico é que a energia gerada por ele pode ser armazenada para utilização posterior.
Energia Solar Térmica
A energia térmica produzida pelo calor do sol é muito difundida pelos sistemas de aquecimento solar. Esses sistemas utilizam placas de aquecimento solar e captam o calor da radiação, transferindo-o para a água. Além disso, diferenciam-se dos demais porque, ainda que seja possível gerar energia elétrica por meio da energia térmica, neste caso apenas é transferido calor.
Em que situações a energia solar pode ser utilizada?
Aproveitamento da energia solar para geração de energia elétrica por meio dos painéis solares fotovoltaicos;
Aproveitamento da energia solar para aquecimento de água por meio dos painéis solares térmicos;
Arquitetura bioclimática, que consiste em técnicas de construção que otimizam o aproveitamento da luz e do calor naturais do sol;
Usinas termossolares para geração de energia elétrica utilizando calor concentrado da radiação solar (energia solar heliotérmica);
Produção de combustível, como o hidrogênio verde produzido pela eletricidade gerada por projetos fotovoltaicos;
Produção de combustível para carros elétricos ou carros solares com postos movidos a painéis fotovoltaicos;
Aplicação na agricultura e na horticultura para aumentar a produtividade de plantas.
Vantagens e desvantagens da energia solar
Vantagens:
É uma fonte renovável e limpa, não emite gases tóxicos e poluentes para a atmosfera;
Produzida pelo sol, uma matéria-prima muito disponível no Brasil;
É uma alternativa para levar energia elétrica para regiões isoladas;
Os painéis solares têm longa vida útil e requerem baixa manutenção;
A tecnologia investida nos painéis solares torna-os cada vez mais eficientes e com custos cada vez mais baixos;
Em comparação a outras fontes renováveis, como as hidrelétricas, a produção de energia solar requer uma área bem menor para ser produzida.
Desvantagens:
Como fonte de energia dependente do sol, está sujeita à variação de captação, diminuída em certas épocas do ano e inexistente durante a noite;
Requer alto investimento inicial, especialmente para sistemas de armazenamento de energia solar;
A fabricação das placas solares produz impactos ambientais em função da utilização de materiais tóxicos e do alto consumo de energia;
Quando comparado a fontes não renováveis de energia, a energia solar requer um preço elevado de produção;
O sistema de armazenamento, além de requerer alto investimento, é pouco eficiente quando comparado a outras fontes de energia, como a hidrelétrica, biomassa ou fontes não renováveis.
Energia solar no Brasil
Segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), a participação da energia solar na matriz elétrica é de 8,1%. Ainda segundo a ABSOLAR, foram produzidos, no Brasil, desde 2012, mais de 16,4 GW operacionais de energia solar e mais de 87,1 bilhões de novos investimentos, além de ter gerado mais de 492,4 mil novos empregos pelo mercado de energia solar.
A Associação destaca ainda que mais de 24,6 milhões de toneladas de CO2 deixaram de ser produzidas em função da geração de energia solar. Segundo a Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA), em 2021, o Brasil foi o quarto país que mais instalou energia solar fotovoltaica.
Segundo dados do Relatório Síntese do Balanço Energético Nacional (BEN) 2022, produzido pela Empresa de Pesquisa Energética, a participação de energias renováveis na matriz elétrica brasileira atingiu 78,1% de renovabilidade em 2021. A grande incidência de sol no Brasil e o aceso às tecnologias tornam a energia solar uma ótima fonte alternativa para o Brasil, um meio de diversificar ainda mais a matriz elétrica de forma sustentável e eficiente.
Relacionados
A Geração Distribuída de Energia é aprovada e regulamentada pela ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica (Resolução Normativa nº 482/12)