Energia geotérmica: o calor produzido pela Terra

Energia geotérmica: o calor produzido pela Terra

O que é energia geotérmica

Energia geotérmica ou geotermal é aquela obtida pelo calor proveniente do interior da terra e gerada a aproximadamente 64 quilômetros da superfície terrestre, por uma cama de rochas denominada magma, que atinge temperaturas de até 6.000°C. O magma é formado pelas grandes pressões existentes abaixo da superfície, assim como pelo calor produzido na decomposição de substâncias radioativas, tais como urânio e tório. Dessa forma, o magma engloba rochas em estado fluido ou pastoso, de onde é extraído o recurso energético.

A depender do local, o calor a ser aproveitado pode ser alcançado com furos de apenas 100 metros, o que favorece, por exemplo, nascentes de águas quentes espontâneas. Entretanto, em regra, é necessário que sejam feitos furos de quilômetros de profundidade para alcançar a fonte de calor. A energia geotérmica tem sido cada vez mais explorada como uma alternativa limpa.

Como é produzida a energia geotérmica

A energia geotérmica é obtida pela perfuração do solo nos locais em que água e vapor quentes estão mais disponíveis. Por tubulações próprias, drenam-se a água e o vapor que estão sob forte pressão até a superfície terrestre, transportando-os, em seguida, para uma central elétrica geotérmica. O vapor quente irá, então, movimentar lâminas que transformam energia mecânica em energia elétrica, com a utilização de um gerador. Em algumas situações, o vapor é armazenado e utilizado posteriormente como água.

Onde pode ser aplicada

Sobre a aplicação da energia geotérmica, podemos citar o aquecimento de residências, estufas, piscinas, estufas de agricultura e a produção de energia elétrica nas centrais geotérmicas. Existem casos em que cidades inteiras são aquecidas com a energia geotérmica no inverno.

Em países como Filipinas e Nova Zelândia, a presença de nascentes termais unidas à formação geográfica favorável faz com que a energia geotérmica represente de 10% a 30% da matriz energética total. No caso do Brasil, a utilização se restringe aos parques termais de Poços de Caldas (MG) e Caldas Novas (GO), que aproveitam o aquecimento da água para atrair turistas. O terreno brasileiro não é apto à extração de energia geotérmica, isso porque as formações de magma não se localizam próximas da superfície o suficiente para valer o investimento. Ainda assim, a título de curiosidade, vale destacar que o Brasil possui as duas maiores reservas de água doce subterrânea do mundo: Aquífero do Guarani e Aquífero Alter do Chão. A temperatura dessas águas fica entre 35° e 148°, classificadas como fontes geotérmicas de baixas temperaturas.

Vantagens e Desvantagens da energia geotérmica

Vantagens

Trata-se de um procedimento que quase não gera a produção de gases poluentes, como CO2 ou metano, o que não contribui para a intensificação do efeito estufa, ao contrário do que acontece durante a utilização de combustíveis fósseis.  Outra vantagem importante de ser uma energia praticamente inesgotável.

Requer uma área pequena para a instalação da usina geotérmica.

É uma fonte de energia capaz de abastecer comunidades isoladas, principalmente aquelas onde não há amplo acesso à energia elétrica.

As centrais geotérmicas possuem menos gastos de produção do que as usinas petrolíferas ou nucleares, uma vez que não há necessidade de queimar combustíveis para que ocorra a geração de energia.

É uma fonte de energia que, além de não poluir, não agride o solo, pois as perfurações necessárias para a extração do vapor não atacam o relevo nem contaminam os lençóis freáticos.

Pode operar conforme necessidade ou demanda, uma vez que não depende da disponibilidade de matérias-primas.

Não está sujeita à variação de clima, ao contrário do que acontece, por exemplo, com a geração de energia solar ou eólica.

Desvantagens

Ainda que a atividade de extração do vapor não desgaste o solo, pode desgastar áreas internas da crosta, deixando aberta a possibilidade de abalos da superfície.

Na extração do vapor é comum acontecer a liberação de enxofre, que, ainda que não seja tóxico para o meio ambiente, causa danos aos seres humanos com seu poder altamente corrosivo.

As usinas geotérmicas produzem muito barulho, causando incômodo com a poluição sonora. Além disso, sua instalação provoca o aquecimento dos arredores, impossibilitando que comunidades sejam instaladas nas proximidades.

Ainda que, como citado no tópico “vantagens”, a manutenção das usinas geotérmicas seja de baixo custo, sua construção e instalação são onerosas e requerem alto investimento.

 

Tags:

A Geração Distribuída de Energia é aprovada e regulamentada pela ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica (Resolução Normativa nº 482/12)