A energia dos ventos: tudo sobre energia eólica

A energia dos ventos: tudo sobre energia eólica

O que é energia eólica?

Energia eólica é a energia elétrica gerada pela força dos ventos com a utilização de equipamentos específicos. O vento já era usado, desde a antiguidade, para produção de movimento, conforme o que acontece com os barcos e com a energia mecânica, como no caso dos moinhos de vento. Trata-se de uma energia limpa e renovável.

Como ela é produzida?

A energia produzida pelos ventos é gerada nas turbinas eólicas ou aerogeradores instalados em regiões onde existem ventos considerados predominantes. As turbinas juntas formam os parques eólicos, localizados sempre em campos abertos. De forma resumida, a energia é resultado da transformação da energia cinética, vinda do movimento, em energia elétrica.

Para aprofundar o assunto, é preciso entender que o vento se forma quando o movimento do ar gera o aquecimento irregular da atmosfera pela radiação solar, ou seja, a energia dos ventos é uma das formas de energia provenientes do sol. O vento acontece na superfície da terra, onde há solo e água. Quando o solo é aquecido mais rapidamente que a água, o ar quente, que é mais leve, sobe.

É preciso lembrar que as turbinas eólicas têm algumas limitações. Não giram quando não há vento e estão sujeitas às variações de velocidade do vento, que, quando diminuem, podem causar grandes alterações no desempenho do parque eólico. Além disso, o vento em excesso também é prejudicial pois pode danificar os equipamentos. Por isso, são necessários diversos estudos sobre direção, velocidade e frequência do vento antes de construir um parque eólico.

Em regra, um sistema eólico pode ter três configurações distintas:

Sistemas isolados: são considerados pequenos e são utilizados quando a rede elétrica não é uma opção viável;

Sistemas híbridos: são utilizados quando há necessidade de produzir maior quantidade de energia e são formados da combinação de fontes diversas de geração de energia, como turbinas eólicas e painéis fotovoltaicos;

Sistemas interligados à rede: estão incluídos aqui os parques eólicos. A energia produzida é conectada diretamente na rede elétrica.

Como é distribuída a energia eólica?

Após ser produzida, é hora de chegar aos consumidores finais. A energia gerada pelos ventos é conduzida em dutos presentes no interior da torre até dois transformadores ligados à rede; um transformador está conectado às turbinas e o outro concentra toda a energia do parque eólico. A partir daí, a rede de distribuição faz o papel de entregar a energia a quem irá consumi-la.

Quais as vantagens e as desvantagens da energia eólica?

Vantagens

É gerada pelo vento, uma fonte renovável;

É uma energia limpa, seu processo de produção não gera poluentes nem resíduos;

Pode ser gerada em escala residencial, por meio de miniturbinas, o que aumenta o acesso à energia limpa, principalmente em áreas rurais ou isoladas;

A instalação de parques eólicos não requer a retirada dos moradores da região, sendo possível que atividades como agricultura e pecuária sejam continuadas;

É uma fonte de energia capaz de aumentar a autonomia energética do País, diminuindo a dependência de combustíveis fósseis e conduzindo-o à transição energética.

Desvantagens

Alguns pássaros e morcegos por vezes se chocam com as turbinas, causando acidentes e mortes. Além disso, os parques podem representar um problema para as aves migratórias;

Há produção de poluição sonora pelo ruído produzido pelas turbinas;

Os custos de instalação diminuíram ao longo dos anos, mas trata-se ainda de uma produção cara;

A produção de energia está sujeita às variações de velocidade e intensidade dos ventos, sendo irregular. Além disso, não é possível instalar um parque eólico em qualquer local, são necessários estudos de viabilidade antes da construção;

A instalação causa um impacto visual significativo.

A produção de energia eólica no Brasil

No Brasil, a produção de energia eólica começou em 1992, com a instalação de aerogeradores em Fernando de Noronha (PE). Segundo dados da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEÉOLICA) registrados no boletim Infovento de março/2022, existem hoje, no Brasil, 795 parques eólicos, totalizando 9.176 aerogeradores em operação distribuídos em 12 estados, sendo o Rio Grande do Norte o estado com o maior número de parques – 219.

Ainda segundo a ABEÉOLICA, 80% dos parques eólicos brasileiros estão no Nordeste, região que tem um dos melhores ventos do mundo para produção de energia eólica. Fatores característicos da região, como relevo e condições atmosféricas, condicionam a geração de ventos intensos o suficiente para movimentação das pás. Além disso, o Brasil está em 7º lugar no Ranking Mundial de capacidade instalada de energia eólica. Em 2012, o país era o 15º colocado.

Segundo o Governo Federal, as usinas eólicas já respondem por 11% da matriz energética brasileira e constituem cerca de 20 gigawatts de potência instalada.

Tags:

A Geração Distribuída de Energia é aprovada e regulamentada pela ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica (Resolução Normativa nº 482/12)