Petróleo: a energia não renovável que move o País

Petróleo: a energia não renovável que move o País

O que é o petróleo?

O petróleo é uma fonte de energia fóssil e não renovável considerada um dos principais recursos naturais utilizados como fonte de energia da atualidade. A produção desse recurso se deu decomposição de matéria orgânica que sofreu a ação de bactérias em ambientes com pouco oxigênio durante milhões de anos. Esse material foi se acumulando no fundo de oceanos e em zonas de bacias sedimentares. Esse composto, ao ser pressionado pela crosta terrestre, deu origem ao petróleo. Como sua formação demora milhões de anos, é considerado uma energia não renovável, ou seja, em algum momento vai acabar. Isso faz com que esse composto seja alvo de diversas disputas entre países, produtores e refinadores.

Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), de forma geral, o petróleo é composto basicamente por:

  • Carbono: 82%
  • Hidrogênio: 12%
  • Nitrogênio: 4%
  • Oxigênio: 1%
  • Sais: 0,5%
  • Metais: 0,5%

Outras características atribuídas a ele são: oleoso; viscoso; possui odor característico; sua coloração pode variar do incolor ao preto; é inflamável e tem densidade menor que a da água.

O petróleo é o combustível fóssil mais difundido e utilizado em todo o mundo, como fonte de energia e como matéria-prima na indústria. O refinamento do petróleo origina várias frações ou misturas de compostos orgânicos, que são seus derivados, os quais podem ser o óleo de combustível, o óleo diesel e o gás de refinaria, entre outros.

Como é o petróleo é extraído?

O petróleo é extraído de bacias sedimentares por meio da perfuração das rochas, processo que estimula a ascensão do petróleo para a superfície. É um procedimento que acontece em três etapas:

Prospecção: consiste na localização dos depósitos de petróleo nas bacias sedimentares.

Perfuração: após serem encontrados, os depósitos petrolíferos são perfurados por grandes sondas.

Extração: com a ajuda de tecnologia específica e de pessoal especializado, acontece a extração do petróleo, uma tarefa extremamente complexa, uma vez que, em regra, o composto se encontra nas profundezas do oceano. Quando a extração é realizada no oceano, são utilizadas bombas em plataformas e navios; quando a extração é feita em terra, utilizam-se os equipamentos necessários para bombear ou fazer jorrar o petróleo encontrado.

O que é o pré-sal?

O termo pré-sal define a reserva de petróleo encontrada na costa do Brasil, em 2007, especificamente na Bacia de Santos, caracterizada como ultraprofunda. A reserva encontrada colocou o Brasil entre os candidatos a se tornar um dos maiores produtores de petróleo e gás do mundo.

Onde é utilizado?

A energia do petróleo é extraída da queima de combustíveis, não sendo utilizado diretamente para produzir energia. Seus derivados são produzidos em refinarias por meio de destilação fracionada. Além de ser imbatível no setor de transportes, a energia do petróleo é também utilizada para gerar energia elétrica. Veja alguns subprodutos do petróleo:

Gasolina            

A gasolina é um líquido, volátil e inflamável, utilizado como combustível de veículos e pode ser classificado em gasolina comum, aditivada ou premium. A diferença entre esses tipos é a qualidade e o melhor aproveitamento.

Gás liquefeito de petróleo GLP            

O GLP é conhecido como o gás de cozinha, mas também pode ser aplicado com combustível. Ele é um composto formado por propano, butano, propeno e buteno, que, em temperatura ambiente, encontra-se em estado gasoso.

Querosene       

O querosene é um composto de hidrocarbonetos, também chamado de óleo de parafina, e é produzido pelo processo de destilação de petróleo. Ele é utilizado como combustível doméstico para iluminação e como combustível de turbinas a jato, solventes, produto de limpeza, entre outros.

Óleo diesel       

O óleo diesel é um subproduto do petróleo, formado por hidrocarbonetos e caracterizado como inflamável, viscoso e tóxico. Ele é utilizado como combustível industrial, de transporte rodoviário e aquaviário, além de ser empregado na produção de energia elétrica em termoelétricas.

Nafta petroquímica      

Um derivado incolor do petróleo utilizado como matéria-prima para produção de plástico, borracha, solventes e combustível. É também matéria-prima utilizada na indústria petroquímica.

Asfalto

É uma substância sólida, escura, formada por hidrocarbonetos e com características impermeabilizante e aglutinante. É utilizada para pavimentar estradas, fabricar tintas e baterias.

Vantagens e Desvantagens

As principais vantagens do petróleo são:

O Petróleo é uma commodity essencial para o desenvolvimento econômico mundial;

É uma fonte que gera muita energia, sendo, por isso, amplamente utilizado para produzir combustível para carros e aviões;

É uma matéria-prima utilizada para a produção de inúmeros produtos;

Sua tecnologia de extração é amplamente difundida e está disponível em todo o mundo.

Já as desvantagens são:

O petróleo emite poluentes durante o processamento para produzir derivados e para gerar energia, contribuindo para o efeito estufa;

A poluição gerada pelo petróleo pode acabar com ecossistemas inteiros quando ocorrem derramamentos acidentais;

É uma fonte não renovável de energia, o que significa que um dia irá acabar;

Está depositado apenas em bacias sedimentares específicas.

O petróleo no Brasil e no mundo

O petróleo foi descoberto no Brasil em 1939, na Bahia, e foi em 1954 que a Petrobras instituiu o monopólio estatal, passando a explorar o petróleo nacional. Em função da descoberta do pré-sal, em 2006, e sua exploração a partir de 2010, o Brasil é autossuficiente na produção de petróleo, sem depender de sua importação. As principais áreas de extração de petróleo hoje são a Bacia de Campos, a Bacia de Santos, a Bacia do Espírito Santo e a Bacia do Recôncavo Baiano.

Segundo dados do Relatório Síntese do Balanço Energético Nacional (BEN) 2022, produzido pela Empresa de Pesquisa Energética, quando falamos das energias não renováveis mais consumidas no país, o petróleo ocupa o primeiro lugar, com 34,4% de um total de 55,3% de combustíveis fósseis.

Tags:

A Geração Distribuída de Energia é aprovada e regulamentada pela ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica (Resolução Normativa nº 482/12)